O que levar para maternidade? Guia de cuidados e Plano de parto
Sabemos que essa é uma hora muito esperada e também com muitas dúvidas. Vamos juntas organizar as malas e quantidades, focando nos itens realmente necessários…E se sobrar tempo, deixe-se levar pelos mimos aos visitantes e a si mesma, principalmente.
Sua mala
- Produtos de higiene pessoal: Nécessaire completa, mas atenção! Controle-se. Nada de perfumes e cremes com cheiro maravilhoso, opte pelos produtos sem perfume e neutros, além de poderem causar alergia no bebê, também é a hora de vocês se conhecerem, seu cheiro natural será o melhor de todos para ele. Um batom/gloss/? Claro! Dica: Evite os que contém petrolato na fórmula. Para esses vale o mesmo cuidado dos cremes, afinal você beijará muuuito sua cria.
- Chinelo, sandália de dedo ou meias com antiderrapante, daquele tipo sapatilha. Par de sapatos para sair da maternidade, pode ser o mesmo que você chegou.
- Roupas com abertura para amamentação que são nossa especialidade! Opte por por camisetas leves com aberturas para amamentação em público, calça super maleáveis são apropriadas para essa ocasião, assim você investe em peças de uso prolongado. Poderá usá-las como saída maternidade inclusive (pelo menos três conjuntos ou vestido — eles podem sujar por causa do sangramento pós-parto e vômito do bebê).
- Sutiã de amamentação de 02 a 03 unidades, aquele com aberturas práticas!
- Pomada calmante para mamilos: É item de primeira necessidade! Evite os protetores de seios absorventes nesse momento, são desnecessários pois o leite ainda não desceu e machucam os mamilos, a pomada, (específica e que pode ser ingerida pelo bebê), auxilia na recuperação da pele.
- Conchas protetoras de mamilos: duas unidades são suficientes. As conchas não deixam o colostro vazar e poupam os mamilos de atrito com o sutiã.
- Calcinhas confortáveis que já estejam em uso, assim você não terá surpresas quanto ao conforto, as melhores são as maiores, devido ao tamanho dos absorventes pós-parto.
- Absorvente íntimo : As maternidades costumam fornecer boas opções, mas leve pelo menos uma embalagem do tipo noturno, por garantia. Se o parto for domiciliar, pode providenciar 02 pacotes.
- Roupas para a saída do hospital: Um vestido solto, uma calça de malha com elasticidade (você precisa desse conforto;) usada na gestação em conjunto com blusa para amamentação, tudo folgado e bem confortável, sua barriga estará um pouco menor, apenas um pouco. Amamentar estimula a contração do útero e queima calorias. Tudo de bom!
- Lembrancinhas e enfeite de porta, se você conseguiu cuidar de tudo e sobrou até tempo para isso ótimo, mas pode acreditar eles não são essenciais.
- Comidinhas: Pense em levar um “lanchinho” ou ter na dispensa de casa se for parto domiciliar, coisas fáceis de armazenar e que sejam coerentes com uma boa alimentação, como frutas secas e naturais, biscoitos integrais, suco integral sem açúcar para evitar dar cólicas no bebê.
A malinha do bebê
- Quando for comprar a mala pense em algo que continuará usando em viagens e passeios longos.
- Opte pelas fraldas (Tamanho RN, 01 pacote), os grandes fabricantes de fraldas descartáveis costumam distribuir gratuitamente seu produto em maternidades e hospitais. Caso opte por fraldas de pano, você vai precisar calcular 5 unidades por dia.
- Carregador (sling): .Ele transmite a sensação de útero para o bebê , proporcionando uma transição suave.
- Higiene: procure por produtos específicos para recém-nascidos, de preferência naturais/veganos e com o mínimo de perfume.
- O capítulo Roupinhas é um pouco exagerado. Leve em conta a época do ano na hora dos agasalhos. Lembre-se de lavar tudo antes com sabão de coco ou neutro:
- 6 macacões tamanho RN
- 6 conjuntos de bodies tipo pagão + 6 calças com pé (mijão)
- 1 manta de algodão
- 1 xales de linha ou lã (especialmente se estiver frio)
- Fralda de tecido 03 unidades, para apoiar no ombro ao colocar o bebê para arrotar
- 6 paninhos de boca ( os de malha são ótimos, absorventes e macios)
- 4 pares de meias, só se estiver muito frio
- Não use, se possível, lacinhos ou pulseirinhas, o bebê já tem informações suficiente.
- O item chupeta é muito particular e por vezes polêmico. Fale com seu médico ou ortodontista à respeito.
Lista do/da acompanhante, sim! Bóra participar da organização.
- Máquina fotográfica e carregador.
- Celular e carregador.
- Atenção acompanhante!: Além da mala, na hora de sair de casa há outros itens que deve se lembrar de pegar; Faça uma pasta de documentos e carregue-a com você.
- carteirinha do plano de saúde
- cartão de pré-natal ou carta do médico com informações do pré-natal
- documentos pessoais.
- Plano de parto, (usado tanto em parto normal, natural ou cesárea), tem a função de transmitir ou reforçar à equipe as vontades e cuidados com toda família durante o procedimento e no pós parto.
- Nécessaire básica com o mínimo de itens perfumados, mostre o seu cheiro ao novo integrante. Dê preferência aos naturais e livres de petrolato.
- Troca de roupas e Sapato confortável.
- Livro físico ou dispositivo de leituras (Kindol)